A aliança e as promessas: por que a obediência é que vale mais a pena

A aliança e as promessas: por que a obediência é que vale mais a pena

Quando você faz uma aliança com Deus, como Jesus fez em seus dias como homem, você tem promessas inacreditáveis para sua vida!

3 minutos ·

"que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo." Efésios 2:12.

Israel tinha uma aliança com Deus, e essa aliança deu a eles muitas promessas maravilhosas. No entanto, quando eles foram infiéis a aliança, eles foram punidos ou castigados. No Monte Sinai, Deus deu-lhes alguns mandamentos para guardar.

Um novo tipo de aliança com Deus é estabelecido

Jesus nasceu na humanidade e, quando veio ao mundo, disse: “Sacrifício e oferta não quiseste. (…) holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então, disse: Eis aqui venho (no princípio do livro está escrito de mim), para fazer, ó Deus, a tua vontade. ”. Hebreus 10: 5-7.

Esta foi a aliança que Jesus estabeleceu com seu pai. Esta aliança implicava não apenas em guardar alguns mandamentos, mas em fazer a vontade do Pai. Não havia limitações para fazer a vontade do Pai. Ele teve que se oferecer para aprender a obedecer. (Hebreus 5: 8; Hebreus 9:14.) Ele teve que desistir de sua vontade; Ele teve que morrer para fazer a vontade do Pai (João 6:38), e por meio do sangue da aliança eterna, Deus trouxe aquele grande Pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus, da morte. (Hebreus 13:20) As promessas desse pacto são muito maiores do que as promessas do antigo pacto.

Deus não poderia estabelecer esta aliança com um povo inteiro, mas Jesus diz: “Minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem”. João 10:27. Isso diz respeito não apenas aos judeus, mas através da pregação do evangelho de Cristo, essas ovelhas estão sendo reunidas entre todos os povos e nações. Jesus disse: “E eles me seguem”. Eles entram na mesma aliança que Jesus. O batismo é um testemunho disso. “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?” Romanos 6: 3-5. Esta é a morte para nossa vontade própria para que possamos andar em novidade de vida de acordo com a vontade do Pai, assim como Jesus fez. Então Jesus se torna nosso Pastor, e nós nos tornamos participantes do mesmo sangue da aliança, que também nos dá o direito à ressurreição dos mortos, isto é, o arrebatamento, quando encontraremos Jesus nas nuvens. (1 Tessalonicenses 4: 16-17.)

As promessas da aliança

Todas as promessas da aliança serão cumpridas em nós se formos fiéis ao convênio - temos direito a elas. Leia sobre eles e aquecerá seu coração se você acreditar. Para começar, você não precisa mais ficar ansioso por suas necessidades terrenas; as coisas de que você precisa serão adicionadas a você se você fizer a vontade de Deus. (Mateus 6: 31-34.) Então, você participará da natureza divina e fugirá da corrupção que há no mundo. (2 Pedro 1: 4) Você se torna o herdeiro de Deus e será glorificado junto com Jesus. (Romanos 8:17.) Você vai se sentar no trono de Jesus junto com ele, assim como ele se assentou com seu Pai em seu trono. (Apocalipse 3:21) Podemos continuar nessa linha. “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam.” 1 Coríntios 2: 9.

Aqueles que o amam guardam seus mandamentos. (João 14:15) Eles são fiéis ao pacto assim como o grande Pastor das ovelhas, e viverão com ele na glória. (2 Timóteo 2: 11-12.)

Este artigo foi traduzido do norueguês e foi publicado pela primeira vez com o título “O pacto e as promessas” no periódico Skjulte Skatter (Tesouros Escondidos) em setembro de 1964.

© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag | ActiveChristianity

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.